O AVANTE
Eu passei um fim de semana diferente. Por motivos profissionais estive na festa do Avante. Obviamente estava bastante curioso, todos nós criamos certos estereotipos e estava, portanto, na expectativa de confirmar ou não tais ideias.
Deu para perceber logo que o PC trabalha todo o ano a pensar no Avante, de facto uma organização gigantesca, tratado com muito pormenor, sem espaço a excepções. À Big Band foi-nos oferecido várias regalias uma vez que dispensámos o cachet correspondente à nossa actuação. Oferceram-nos a EP, o chamado bilhete geral para os 3 dias de festa, 2 lugares para estacionar na Quinta da Atalaia, acesso aos bastidores do Palco 25 de Abril, principal palco da festa, onde tinhamos acesso ao bar. 2 blocos de senhas davam para nos alimentarmos nestes dias. Jantámos ao lado de pessoas como Sérgio Godinho, Jorge Palma (que apareceu com uns calções azuis, gabardine vermelha, sapatilhas e meias pretas até aos joelhos), Vitorino, Pedro Abrunhosa e os Bandemónio, Mário Laginha, e o animador da festa, do qual eu não sei o nome, mas que é o gajo do Herman Sic, o locutor que nos últimos programas aparecia sempre mascarado. Ofereceram-nos também a estadia no hotel para 2 noites, o hotel tivoli, situada no parque Tejo, em frente ao Pavilhão Atlantico, mesmo ao lado da Gare do Oriente, cujos preços variavam entre os 180 e 360€ por noite.
Na sexta a noite tivemos um bocado no parque a ouvir uns concertos clássicos para piano. Vários milhares estavam a assistir ao concerto, o que prova o gosto musical dos que estavam a assistir. No final, houve fogo de artificio, interrompido 5 minutos depois com a entrada de uma linha de baixo, cujo som forte era até bastante agradável. Nesse preciso momento todo o pessoal que lá estava levanta-se; eu e mais algum pessoal não reconhecemos este som até que nos aprecebemos que era musica comunista, eis que todo aquele pessoal começou aos pulos e a dançar. Nós apenas percebemos que tinhamos de sair do meio daquela confusão (encontrávamo-nos mesmo no meio da confusão. Rapidamente compreendi que o pessoal que estava a assistir era mesmo na sua grande maioria comunista, ao contrário do que alguns tinham dito, de que muitos iam à festa apenas pela música ou pelo convívio. A ligação partidária era evidente.
O recinto da festa é deveras impressionante. A Quinta da Atalaia, comprada de propósito para acolher o Avante, compreende uma área de mais de 20 hectares, onde se espalhavam as muitas tascas, oriundas de todo o país, o espaço internacional, feira do disco e do livro, o Auditório 1ºde Maio (uma grande tenda com capacidade para umas mil pessoas onde tocavam as bandas menores como a Big Band), situada ao lado de um belo lago onde o pessoal se reunia para descansar e relaxar e puxar umas passas, e depois o palco 25 de Abril, que no espaço para o público deveria conseguir reunir umas 10 mil pessoas. Havia também uma zona desportiva, nomeadamente de actividades radicais. Enorme! No dia de Sábado devem ter-se juntado no recinto perto de 40 mil pessoas ou mais.
Onde quer que uma pessoa se sentasse, fosse para assistir aos concertos ou apenas para relaxar, o cheiro envolvente era sempre intenso. Principalmente no auditório 1ºde Maio, um espaço mais fechado, o cheiro deve-nos ter inspirado para a nossa actuação, já que pelas bocas ouvidas durante e depois do concerto, démos um grande concerto, com o auditório à pinha, público a vibrar. E tendo em conta qu tocámos à mesma hora do Sérgio Godinho... Depois do nosso concerto, fomos para o 25 de abril para ouvir o concerto do Abrunhosa que começava às 11 da noite. Um grande concerto, protagonizado não por ele, mas pelos Bandemónio, realmente uma banda que dá um droove imenso, espectacular! Pelo meio, vários copos, um cheiro intenso no ar, e depois do fogo de artificio, novamente o droove do baixo seguido daquela música irritante que pôs aquela gente toda aos pulos. Parece que ficam possuídos quando ouvem aquilo.
Cômpeto geral, foi muito fixe, é impossivel passar ao lado da festa. A verdade é que no domingo já não lá fomos. Também não dormimos quase nada em 2 noites.
O Avante é uma festa de facto frequentada por gente de esquerda, na sua esmagadora maioria comunista. Alguns velhos, mas essencialmente jovens, dos quais cerca de 50% rastas, com muito traçadinho e erva. Cool!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário