quinta-feira, junho 03, 2004

Eleições para o NERIFE/AAC ao rubro!!!

No próximo dia 9 de Junho há eleições para o NERIFE/AAC, e ao contrário do que se tem passado nos últimos dois anos, este ano existem duas listas a competir pela vitória, isto só por si é um facto muito positivo do dinamismo destas "camadas jovens" de alunos das Relações Internacionais, que vêm contrariar aquilo que eu defendia até hoje, ou seja, que cada vez os estudantes têm um espirito de associativismo menor... No mínimo é saudável a competição e a existência de escolhas. Como já disse, este ano existem duas listas, a Lista A "alternativa com atitude" e a Lista R "R.I. anima o NERIFE".
A lista A apresenta-se como sendo uma lista de "alternativa", vá-se lá saber o que quer isso dizer, apresenta um grande número de projectos, dos quais destaco: a organização de semanas temáticas, organização de dossier de apontamentos, várias propostas no âmbito das saídas profissionais, torneios de vários deportos, a dinamização do "mundus", e apoio a Erasmus e Palops...
Por seu turno, a Lista R tem como base de campanha a reanimação do NERIFE, como que fazendo uma critica ligeira à ou às direcções anteriores do NERIFE, como propostas saliento: a actualização do site do NERIFE, dinamizar os estudantes para a participação nas Magnas, colaborar com ONGs, Erasmus, Palops, torneios, mais professores, e como o projecto de cartaz a busca de estágios...
Como já referi, esta competição é muito saudável, a única pena, é os projectos de ambas as listas serem praticamente os mesmos, aliás estas propostas já são as mesmas à mais de 4 eleições, na prática depois pouco ou nada se faz, umas vezes por pouco trabalho e esforço do NERIFE, outras vezes por condicionalismos externos aos membros do NERIFE que impedem à concretização destas ambiciosas promessas eleitorais.
A lista R ainda não apresentou caras nem cargos, ao contrário da sua adversária que já o fez... Em relação aos cargos e pessoas que estão na lista A, eu tenho algumas inquietações como aluno de Relações Internacionais, vejo sem dúvida uma equipa bastante variada, sobretudo em número de matriculas e anos de licenciatura, o que é de valorizar, mas no entanto, vejo que muitas das pessoas que estão propostas a cargos vão de Erasmus para o ano que vem, então como pode alguem trabalhar para o NERIFE se está noutro país a estudar? depois vejo ainda pessoal que já fez parte do NERIFE e nunca vez nada enauqnto lá esteve! é ainda curioso ver pelouros importantes entregues, uns a pessoas que acabam o curso, outros a pessoas que eu bem conheço e sei à partida que não vão fazer nada! Apesar disto, não se pode julgar uma lista apenas por pequenos erros estratégicos que possam cometer, o projecto é bom, aliás ambos são bons, agora só basta esperar para ver os cargos das pessoas na Lista R, prometo então também fazer um comentário... Seja como for, desejo que quem ganhar trabalhe e dinamize o curso, pois a nossa licenciatura precisa mesmo ajuda e de um empurrão dos seus estudantes para não correr o risco de se tornar apenas em mais um curso numa imensidão de cursos sem utilidade.

Sem comentários: