Asilo e Refugiados no Sistema Internacional
Hoje tivemos o nosso teste de consulta para a avaliação desta maravilhosa cadeira. Eu sempre fui muito céptico em relação a exames de consulta, principalmente no secundário, onde toda as pessoas tinham a mesma nota, curiosamente acho que neste vai acontecer o mesmo, o exame era muito fácil, mais fácil só mesmo ganhar dinheiro com o BPI, julgo que até sem consulta eu faria este teste. Mas apesar desta tremenda facilidade na avaliação desta cadeira, isto englobando o teste de consulta e os dois trabalhos de treta, eu apercebi-me que tudo isto tem uma razão própria de ser, aliás uma razão que faz todo o sentido. Estava eu na conversa com o pessoal, uns momentos depois do teste, e subitamente tive uma ideia iluminada, todas as pessoas sabiam as respostas ao exame, e sabiam-nas com algum promenor e facilidade, a minha conclusão é muito simples, acho que toda a gente ficou a saber mais de Asilo e Refugiados do que de muitas cadeiras em que somos "obrigados" a estudar algumas horas para passar no exame. Isto é complicado e suscita muitas inquietações no meu ser, então uma cadeira dada por um centro de ajuda a refugiados, por uma jurista sem preparação pedagógica, é mais instrutiva e interessante que muitas cadeiras leccionadas por professores com mestrados e com preparações pedagógicas?! Realmente fez-me pensar um pouco. Esta cadeira foi sem dúvida uma das mais proveitosas e interessantes que tive em quatro anos de licenciatura, e para além disso deve ser aquela que me permitirá reter mais informação no futuro. Convinha a muitos professores que aprendessem um pouco com a Dra. Mónica Farinha sobre o modo correcto de ensinar conhecimentos, seria uma boa lição de humildade para muita gente, mas acima de tudo uma lição de aprendizagem pedagógica com quem não a tem...
Sem comentários:
Enviar um comentário