segunda-feira, maio 31, 2004

Notícias da Fórmula 1!
Há muitos anos que os comentadores se queixam do mesmo: a Fórmula 1 não tem ultrapassagens, os pilotos são demasiado calculistas, não arriscam um milímetro porque sabem que tudo se decide nas paragens na boxe...
Raios os partam! No dia em que um piloto decide correr um risco para ultrapassar um Ferrari, caem-lhe em cima! "Foi uma manobra de tudo ou nada...uma travagem suicida...ele tinha mais voltas para tentar a ultrapassagem...era impossível..." ...se vocês fossem mas é pr'ás...prás...

Realmente os comentários da RTP, seja com quem for, não têm remédio. Foi uma boa ideia trazer um piloto português diferente para ajudar nos comentários, mas não trazem nada de novo...o Sato impressionou-me este fim de semana. Qualificou-se bem, como já havia feito; e fez uma grande corrida, a bom ritmo e - muito importante - sem erros, o que não tinha ainda acontecido, deixando o Button para trás. Aspirando legitimamente ao segundo lugar, procurou anular o que as regras sagradas dos reabastecimentos ditaram; viu um buraco e tentou passar. Não me pareceu assim tão impossível ou improvável. O Sato devia ter ido para a erva para que o Rubens pudesse ocupar toda a pista - foi esse o seu erro. Infelizmente a coisa não correu bem porque o Barrichello não podia suportar mais esse vexame e fechou tudo. (Ainda por cima teve sorte de o BAR ter ficado mais danificado que o Ferrari.) Mas podia ter resultado - e foi o grande momento do fim de semana.
No entanto, para o Sato ser o melhor japonês de sempre não lhe chega fazer uma corrida de bom nível - em 1994 o Katayama fez muitas corridas de bom nível.
Pontos de interesse:
- Um dia hei-de contar as vezes que Montoya e Ralf Schumacher bateram um no outro desde que estão juntos na Williams...embora desta vez me pareça um incidente de corrida.
- O Kimi fez uma excelente largada e voltou a liderar um GP. Foi visível que o McLaren estava numa posição que, pela performance técnica, não merecia - notava-se pelo vasto comboio atrás de si (a fazer lembrar Jacques Villeneuve) mostrando que Kimi estava à frente de vários carros mais rápidos que o seu. Infelizmente a Mercedes continua em baixa.
- O Alonso continua abaixo do Trulli...
- O Montoya esteve muito bem na luta com os Jaguar, especialmente naquela volta louca para passar o Klien, foi outro dos grandes momentos do fim de semana.
- os Minardi estão a fazer uma época incrível: são muito mais fiáveis que os McLaren e só estão 5 pontos atrás da equipa anglo-germânica no mundial de equipas...

quarta-feira, maio 26, 2004

Bebida e Felicidade
Em resposta ao Gustavo de Pedreanes, mais de um mês depois:
Não acho que exista uma correlação automática entre bebida e felicidade porque o conceito de felicidade é muito vasto e a bebida pode, ou não, caber lá dentro.
A felicidade não é universalmente definível. Cada pessoa tem os seus próprios sonhos, projectos, objectivos, desafios, prazeres. É impossível impôr um modelo de felicidade e realização igual para todos. E assim, entre dois alcoólicos, podemos encontrar um desesperado, por não conseguir deixar o vício - e outro muito feliz, por não querer mais nada da vida.
A felicidade não é um objectivo palpável, que se agarre nas mãos e guarde na prateleira da sala para sermos felizes. Os sábios fundadores dos Estados Unidos da América - no tempo em que os Americanos pensavam, reflectiam, debatiam, e se propunham a transformar o mundo para melhor, e possuiam em si o que de melhor e mais progressista a Civilização Ocidental tinha para oferecer - referiram isso na sua Constituição, estabelecendo como princípios sagrados a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Porque a vida e a liberdade conquistam-se, mantêm-se, guardam-se; a felicidade, não. É sempre um ir mais além. (Nada disto não significa que se tenha de ter uma vida super-agitada para se ser feliz.)
A felicidade que se retira de um fino, ou de 10; de um bagaço, ou de 10; de beber de vez em quando, ou de ser alcoólico - é diferente em cada pessoa, e cada pessoa pode hoje sentir-se feliz com isso e amanhã achar que fez mal. (Independentemente de voltar a beber ou não). E agora? Foi feliz enquanto bebia...mas deixou de o ser depois? O que conta mais? O passado ou o presente?
Dou graças a Deus por viver numa sociedade que me permite praticar as duas faces opostas da mesma moeda - a Liberdade e a Responsabilidade. Em Portugal, eu posso retirar do álcool a felicidade que eu entender. Tira-se alguma, de vez em quando. Mas tem os seus limites.
Imagino que o Gustavo se esteja a lembrar de Fernando Pessoa: "gato que brincas na rua...", a possibilidade de se ser feliz sem o saber. O alcoólico é feliz porque vive sem preocupações, alegre, contente, e os outros, a sociedade em geral, não tem nada a ver com isso.
Mas será que o alcoólico não pensa de vez em quando que seria bom, por exemplo, ter amigos, ou ter algum conforto espiritual para além do álcool?

A bebida em quantidades moderadas não é imprescindível para a felicidade.
A bebida em quantidades moderadas dá jeito para a gente se divertir um pouco.
Um monge asceta, retirado do Mundo e em contacto com Deus, não se diverte muito. Um bêbado que se ri sem parar não será feliz. Diversão e felicidade não são a mesma coisa. Podem ou não estar interligadas.
Mas é bom que estejam.

Como já deves ter percebido, Gustavo, se continuar a pensar no assunto vou prolongar este tópico indefinidamente em vez de responder à tua pergunta. Por isso fico por aqui. Daqui a bocado vou ser feliz bebendo umas Topázios no Scala a ver o Porto.
Com os amigos.

Férias!...
Não me posso despedir de um sítio se não o vou abandonar. Só que, visto que durante uns tempos vai ser difícil aceder regularmente à internet, é bom avisar previamente.
Vou-me embora, isso sim, de Coimbra. Ponderei bastante antes de aceitar a proposta de trabalho de Verão que me fizeram, tem alguns custos, mas penso que vale a pena.
Só que ir embora é sempre difícil...
O blog da SARIP vai continuar vivo, nomeadamente agora que os novos co-bloggers se encontram mais activos, e vai continuar a servir para a malta se encontrar. Gostava de, brevemente, voltar a aceder diariamente a este fórum, e penso que isso será possível.
De qualquer forma, há sempre uns exames para fazer e... e depois há umas latadas e... e coisas dessas...
De qualquer forma, espero não demorar muito a regressar à blogosfera, gostava que o Ditador da Semana pudesse continuar...enquanto isso não acontece, divirtam-se todos e vemo-nos por aí.

segunda-feira, maio 24, 2004

Para quem fizer entretanto exame a Geopolítica, tenho disponiveis uns resumos de Geopolítica que podem ajudar bastante, pelo menos a mim ajudaram-me muito...
A criação da Licenciatura em Relações Internacionais

No princípio, criou Deus Puro o nome da licenciatura. E o curso era sem forma e vazio; e havia trevas sobre a face do curso. E disse Deus: haja disciplinas. E houve disciplinas. E viu Deus que as disciplinas eram boas; e fez Deus separação entre os diferentes anos. E Deus chamou a isso plano indicativo. E assim passou a tarde e a manhã do primeiro dia. E disse Deus: haja docentes no curso, e haja separação entre eles. E chamou Deus, a uns professores e a outros assistentes estagiários. E assim foi a tarde e a manhã do dia segundo. E disse Deus: o numerus clausus será de quarenta e cinco, e para além destes poderão ainda entrar mais pessoas com contigente especial. E assim foi. E disse Deus: utilize o curso teorias de americanos para estarmos na vanguarda das Relações Internacionais; e a de uns se chamarão de realistas e a de outros se chamarão de liberais. E viu Deus que isto era bom. E foi a tarde e a manhã do dia terceiro. E disse Deus: que haja avaliação por exames para umas cadeiras e avaliação contínua para outras, para haver separação entre as cadeiras fáceis e as difíceis, e que o anjo Rogério tome conta das fáceis e o anjo Teguível das difíceis, e seja assim para tempos indeterminados e para dias e anos, até haver uma licença sabática. E assim foi. E determinou Deus, que quem tivesse entre oito e dez valores nos exames teria de ir a prova oral. E Deus determinou ainda, que todos tivessem de ler textos enormes para a avaliação contínua. E foi a tarde e a manhã do dia quatro. E disse Deus: produza este curso diplomatas abundantemente e pessoas que gostem de viajar. E Deus criou os Erasmus e toda a heterogeneidade cultural do curso. E viu Deus que isto era bom. E Deus os abençoou, dizendo: não vos junteis a guetos patéticos, mas sim fazei uma única voz nas Relações Internacionais, e enchei as ciências sociais da nossa teoria, e multiplicai-vos na terra. E foi a tarde do dia quinto e do dia sexto. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou para ler textos; porque nele descansou de toda a sua obra, que o Deus puro criara e fizera.
Notícias da Fórmula 1!
À terceira corrida eu disse que, na F1 actual, é praticamente impossível um piloto ganhar todas as corridas do ano, e que as surpresas podem acontecer. No último GP, relembrei que Mansell ganhou os 5 primeiros de 92 e depois falhou no Mónaco. E ai está. Mónaco é uma caixinha de surpresas e mantém a sua mística. De resto, Schumacher não pode deter todos os recordes (Senna = 6 Mónacos), e a sua última vitória no Mónaco já foi em 2001...
Os hexa-campeões não são infalíveis nem imunes a erros. Erram menos, mas erram. 4º lugar na qualificação já não era grande coisa. O homem continua motivado e a impressionar - aquela série de 4 ou 5 voltas em que bateu sucessivamente o recorde da volta mais rápida, antes de reabastecer, foi interessante - mas fazer uma travagem a fundo, no Túnel, e logo no Túnel, sítio de visibilidade reduzida, é um erro grave. Já no Barém Schumacher tinha travado a fundo arriscando que lhe batessem...
Fiel a si próprio, Schumacher afirma que a situação foi perfeitamente normal, que estava a manter a temperatura dos pneus, que não cometeu erro nenhum e que a culpa foi do outro. Reconhcer erros também nunca foi o seu forte.
O seu erro e o de Alonso foram perfeitamente inesperados. Fazer uma dobragem no interior do Túnel - o famigerado Túnel - não lembra a ninguém. Este fim de semana, o Alonso ficou claramente a perder para o colega de equipa...
Bem, mas há muito mais corrida para além de Schumacher. Baumgartner conseguiu classificar-se em 9º, o que é uma autêntica vitória; a McLaren e a Williams parecem querer deixar a posição de domínio da F1 que mantêm há mais de 20 anos (apesar da boa qualificação do Kimi, que vai fazendo o melhor que pode); a Honda ia ganhando um GP; e a Renault volta às vitórias, com a estreia do azarado piloto italiano na lista de vencedores de GP's, ele que também já merecia uma vitória - e logo no Mónaco. Rubens Barrichello arrastou-se pela pista e não tem grandes motivos para estar feliz...
O 7º de Schumacher não está em perigo, apesar do Rubens só estar a 12 pontos. Mas que vamos continuar a ter interesse, isso vamos.

E o Mónaco não precisava de uma corrida emocionante (que o foi) para ser emocionante por si só. Nada supera conduzir carros de cerca de 900 cv entre ruas apertadas, sabendo que o mínimo erro pode levar o carro aos muros. Até a Ana, que não aprecia Fórmula 1 mas se deu à seca de ver a corrida comigo, reconheceu que as imagens de televisão on-board, das camâras instaladas nos carros, são arrepiantes. E não podia ser de outra forma. Viva o GP do Mónaco.

Notícias da SARIP!
- Este fim de semana o meu espírito republicano ganhou um novo alento e vigor. Fiquei sinceramente feliz e contente com o meu Portugal, porque vivemos numa República e, por muito mau que isto seja, pelo menos evitam-se despesas e ostentações que teríamos se fossemos Monarquia...viva a República!
- O Reinold discordou dos comentadores de F1 da RTP quando estes disseram que as partidas abortadas contribuem para o interesse do espectáculo. Concordo com ele...
- Por falar nisso, a Big Band teve outro espectáculo este fim semana, estamos à espera de saber como correu...
(- pequena nota pessoal: agradeço a todos os que puderam vir a minha casa no Sábado - foi um momento único e pelo qual eu já esperava há bastante tempo - e lamento ter informado o Nuno demasiado tarde, o lapso foi meu...sim, está bem, fico a dever-te um copo.)

quinta-feira, maio 20, 2004

O Evangelho de S.Tomé

Não sei se algum de vós já ouviu falar do Evangelho de S.Tomé, mas existem rumores de que este Evangelho é o mais antigo de todos os Evangelhos Biblicos do Novo Testamento, ou seja, cronologicamente seria o que estava mais proximo da vida de Jesus e por conseguinte seria aquele que relataria mais fielmente a vida de Jesus. Convém ainda referir, que este Evangelho foi rejeitado pela Igreja Católica sendo considerado herége...

"O Evangelho de Tomé é um dos 52 textos da Biblioteca de Nag Hammadi, encontrada numa caverna no Egito em 1947. Este Evangelho, escrito em copto, a língua do Alto Egito no início de nossa era, é uma tradução de um original grego, provavelmente escrito em meados do primeiro século. Portanto, ele é um dos documentos mais antigos de nossa tradição cristã, já que os quatro Evangelhos incluídos na Bíblia foram escritos provavelmente entre os anos 80 e 120 de nossa era.
O Evangelho de Tomé é uma coleção de ditados de Jesus, que guarda certas semelhanças com o assim chamado Evangelho de "Q" (inicial de Quelle, alemão para 'fonte'), que os eruditos bíblicos acreditam teria sido a fonte de parte dos ditados incluídos em Mateus e Lucas. Os estudiosos acreditam que as versões dos ditados de Jesus encontradas em Tomé seriam, em geral, versões mais originais do que a dos evangelhos canônicos, que teriam sofrido modificações e editorações ao longo dos séculos.
Sua autoria é atribuída a Tomé, que é chamado logo no início do texto de "irmão gêmeo" de Jesus. Este parentesco deve ser entendido no seu sentido esotérico. Tomé seria um discípulo que havia alcançado um estado de realização interior que o tornava um gêmeo espiritual do Salvador. O caráter esotérico do Evangelho é reiterado no primeiro versículo, em que é dito que quem descobrir o significado dos ensinamentos de Jesus ali contidos, não provará a morte. Essa era a postura gnóstica daquele tempo e que continua válida em nossos dias. Como os ensinamentos de Jesus eram velados em linguagem simbólica, para descobrir a sua interpretação o discípulo teria que alcançar um elevado estado de consciência, no qual recebia a gnosis, ou seja, o conhecimento direto da verdade, uma verdadeira revelação espiritual, que conferia um estado de unidade com o Todo e a experiência da verdadeira natureza do ser, que é a alma. Como a alma é imortal, quem se identifica com a alma não experimenta a morte, ainda que inevitavelmente seu corpo físico, a vestimenta de carne da alma, venha a perecer.
O estudo meditativo dos ensinamentos internos de Jesus contidos no Evangelho de Tomé, usando as quatro chaves conhecidas para a interpretação da simbologia esotérica, pode ser altamente revelador para todo cristão desejoso de conhecer os ensinamentos esotéricos do Mestre."
in "Evangelhos Apócrifos" por Raul Branco

Para quem tiver interesse ou curiosidade aqui está o link:
Evangelho de S.Tomé


Até poderia julgar que se tratava de um aviso do Bedel...
Hoje aprendi o que é o MAAIAT. (05/05)

Alguém já pensou o que aconteceria se as aventuras desse ícone da nossa geração que é o Songoku tivessem continuação?

quarta-feira, maio 19, 2004

A SARIP não é só brincadeira e palhaçada!!!
É verdade que muitos dos posts que coloquei neste blog estão repletos de um espirito exacerbado de palhaçada, é possível que muita gente se tenha rido bastante com um desdém tremendo pelo conteúdo geral do blog da SARIP.
Por forma a comprovar que em toda a palhaçada existe sempre um pouco de competência e responsabilidade, acabei de reformular o blog da SARIP por forma a ter uma maior utilidade para a comunidade estudantil das Relações Internacionais. Decidimos fazer algo que podia ter sido feito por outras entidades mais competentes e com mais responsabilidades nesta matéria (será que é tão difícil procurar links e colocá-los num local da FEUC ou na WEB???). Desta forma, colocamos alguns links de possiveís saídas profissionais e estágios para os recém-licenciados em RI. Se houver mais algum leitor que queira contribuir activamente com mais links de saídas profissionais, pode enviar para os comentários a este post que eu tratarei de as colocar no blog.

segunda-feira, maio 17, 2004

Dado o ritmo frenético de trabalho a que voluntariamente me decidi submeter, e do qual espero vir a colher os frutos muito brevemente, limito-me a fazer alguns rápidos comentários a factos recentes.
- A expressão "este ano", no post anterior, tranquiliza-me e leva-me a aceitar a imensa expressão de alegria que correu o País e que foi visível, nomeadamente, em Coimbra. "Este ano" o Benfica ganhou a Taça de Portugal e "este ano" há bons motivos para festejar. Parabéns pela festa d´"este ano."
- Há que felicitar o Valado dos Frades pela contínua e bem sucedida realização do festival de Jazz, é a prova de que as zonas rurais não são necessariamente atrasdas culturalmente, como muitas vezes se quer fazer passar.
- As questões que inicialmente me foram suscitadas pela administração do blog não foram exactamente aquelas para as quais a administração chamou a atenção.
- Embora eu julgue que é bom a administração estar atenta a eventuais desvios, acho que o espírito que guiou a inclusão dos novos links não se afasta assim tanto das ideias iniciais dos founders. Quanto ao Fábio e - especialmente - ao Jonas, o melhor mesmo será refutá-los através da contra-argumentação - o que o António já fez em relação ao Fábio.
- Por falar nisso, houve rumores de que o Sr. Zé Pinto deixaria de gastar a sua paciência por aí e passaria a fazer parte deste fórum...estamos à espera!
A SARIP felicita os vencedores da Taça de portugal, o Glorioso. Fica desde já marcada uma noite de celebração com o amigo António e com os demais membros da SARIP cuja cor clubística não é propriamente vermelha.
Podem intitular-nos tomba-gigantes (a dor de cotovelo é muito grande) mas a verdade é que só o Sporting não ganhou nada este ano. O facto de termos ganho a taça derrotando o futuro campeão europeu só dá mais brilho a este triunfo. Pena o Mourinho ter mau perder.

O Festival de Jazz de Valado dos Frades foi um enorme sucesso. Os pontos foram sem dúvida o concerto do trio de Mário Laginha, uma verdadeira obra-prima, a gravação de um disco ao vivo por parte do quinteto de Pedro Moreira e a estreia dos Multiphonic Pocket Band. O clube valadense acabou por ser pequeno face ao número de pessoas presentes em todos os concertos. Esta é a prova que não são precisas vedetas internacionais nem publicidade televisiva para ter audiências.
Para o ano haverá mais.
A Polémica faz parte da natureza humana. Limito-me a oferecer aquilo que todos no fundo desejam.

sábado, maio 15, 2004

Declaração
O administrador do blog vem por este meio manifestar a sua preocupação perante os últimos desenvolvimentos apresentados no blog. É verdade que todos somos livres de expressarmos as nossas ideias, mas o conteúdo começa a afastar-se de forma inaceitável da ideia inicial definida pela SARIP.
Assim, peço alguma moderação ao Jonas e ao Fábio, na sua luta anti-comuna, mas principalmente naqueles que alteram e a seu belo prazer acrescentam uma série de sites de conteúdo potencialmente controverso, que repito, se afastam em muito das ideias iniciais propostas pelos seus founders.
O Amor é Um Grande Investimento para a Alma

Solitary Man

Belinda was mine 'til the time that I found her
Holdin' Jim
And lovin' him
Then Sue came along, loved me strong,
that's what I thought
But me and Sue,
That died, too.
Don't know that I will but until I can find me
A girl who'll stay and wont play games behind me
I'll be what I am
A solitary man
A solitary man
A solitary man
I've had it to here being where love's a small world
A part time thing A paper ring
I know it's been done havin' one girl who loves you
Right or wrong weak or strong
Don't know that I will but until I can find me
A girl who'll stay and won't play games behind me
I'll be what I am
A solitary man
A solitary man
A solitary man
Don't know that I will but until I can find me
A girl who'll stay and won't play games behind me
I'll be what I am
A solitary man
A solitary man
A solitary man
A solitary man

Neil Diamond

sexta-feira, maio 14, 2004

Acampamento dos Jovens do BLoco de Esquerda
"De 23 a 28 de Julho tem lugar o 1.º Acampamento dos Jovens do Bloco de Esquerda. São 5 dias em São Gião (Serra da Estrela) para juntar uma esquerda jovem, popular, plural, combativa e radical, num espaço com muita festa, workshops, debates e concertos. Os preço dos cinco dias de acampamento, incluindo o transporte, estadia, alimentação e a participação nos concertos e festas, são 70 euros."
Está prevista uma grande afluência de jovens, a Comissão organizadora já disse para não haver alarmismos que está tudo bem organizado, já mandaram vir milhares de "puffs" (para o pessoal se sentar), algumas cabeleireiras especializadas em fazer "rastas", muitas vendedoras de trapos velhos e afins... A Comissão revelou ainda que não irá colocar nenhum chuveiro, assim todos podem estar descansados em relação ao bem-estar do ambiente entre o pessoal. Em relação à alimentação, o bloco já mandou vir cerca de 2 toneladas de sabonetes de Haxixe da Colômbia para o pessoal não passar problemas de nutrição durante o acampamento... Como sinal de gratidão ao povo colombiano,os jovens do bloco já calendarizaram uma vigilia de 24 horas com charros, em memória ao povo que morre e sofre todos os dias para que eles possam fumar charros com fartura...

> Nacionalismo: acima do marxismo! [14/03/2004]
O Marxismo é como uma epidemia... e daquelas bem contagiosas! Vai-se espalhando e, devagarinho, corrói o cérebro das pessoas. Assim, ao longo do nosso percurso escolar, ele vai-nos acompanhando, embora muitas vezes nem nos apercebamos da sua presença.

> Esquerda: a cultura da morte [20/02/2004]
Algo que distingue a corrente política nacionalista das corrente internacionalistas e, sobretudo, das esquerdistas, é o facto de estas últimas serem adeptas da cultura da morte, enquanto a nossa corrente é adepta da cultura da vida.

in "Partido Nacional Renovador"

segunda-feira, maio 10, 2004

A Queima das Fitas desperta o pior que há em nós.
Tornamo-nos em selvagens, em irresponsáveis egoístas,
em demónios com cio, cjua única motivação é o seu próprio bem-estar.
A Queima é o momento em que me sinto menos estudante e mais burro e estúpido...
Nunca vi o inferno, mas não deve ser muito diferente do Queimódromo!?!
A Serenata da Queima 2004 foi um espectáculo...

Notícias da Fórmula 1!
Em 1992, Nigel Mansell venceu as cinco primeiras corridas do ano. Na 6ª, no Mónaco, liderou as primeiras 70 voltas até ter um furo. Box, regresso à pista atrás de Senna, consegue alcançá-lo mas ultrapassá-lo foi impossível. Foi a primeira das 7 corridas que Mansell não ganhou nesse ano.
É com esta memória que vamos observar o próximo GP. Será que a história de repete?
É bom lembrar que o recorde de vitórias consecutivas já pertence a Michael Schumacher, com 6 (as duas últimas de 2000 e as quatro primeiras de 2001). Por isso, o cenário não é assim tão estranho.
"Bem, e a corrida?"
Ah, a corrida!...o Montoya disse que não gostou das manobras de Schumi em Imola (eu também não), e se calhar, por isso, ganhou medo e largou mal...o Trulli esteve muito bem mas a repetição de Imola (Schumacher a colar-se, passar no primeiro reabastecimento e desaparecer) era demasiado evidente e previsível.

A diferença é que ontem o Rubens estava lá para reclamar o "seu" segundo lugar...
Como sempre, para combater o desinteresse de que o campeonato é acusado, várias notas interessantes:
- Se o Alonso estivesse estado no lugar do Trulli, com o seu ritmo de corrida, talvez tivesse ameaçado o segundo lugar. Pena a má qualificação e largada.
- O Sato está fixe para qualificação, mas ainda não tem ritmo de corrida.
- A Williams e a McLaren não estão nada bem...
- O Baumgartner precisa de ganhar alguma calma para evitar despistes causadores de gargalhadas.
- O campeonato está supercompetitivo. Atrás da Ferrari, as performance geral das equipas altera-se de corrida para corrida. Muito interessante...(INTXMO...)
- O ano passado, por esta altura, o Kimi estava na frente do campeonato com 32 pontos, 4 de vantagem sobre Schumacher...deve ser nisso que ele está a pensar...

Ou então está a pensar: "Boep! Fazia melhor em ir pr'ás...pr'ás..."
Schumacher deve lembrar-se das 5 vitórias de Mansell. Ele sacou 3 pódios nessas 5 corridas. ("You should remember that. You're a dinossaur.")

Os rumores sobre o possível ingresso de Jacques Villeneuve na Williams em 2005 provam que os grandes pilotos não são esquecidos.

Notícias do Internacional!
- Morreu António Champalimaud, o 53º homem mais rico do Mundo.
- Morreu Akhmad Kahdirov. presidente da Chechénia, num atentado que ensombrou o dia da Vitória.
- Só não morre quem...não, não, não desejo a morte a ninguém. Só gostava que Rumsfeld, pelo menos, se demitisse.
- Escaramuças (como esta palavra soa livre e despreocupada...longínqua...vaga...como se fosse o tiro aos pratos que estive a ver ontem...) na faixa de Gaza.

- Terminou a Superliga. É lindo a Académica assegurar a permanência no seu estádio, em semana de Queima. É pena não ser o 4º lugar a ser assegurado...mas não interessa. Assegurou-se a oportunidade de, pelo menos, podermos chegar ao 4º lugar (ou mais acima) para o próximo ano. Viva a Briosa!
- Esteve em Lisboa, pela 5ª vez, o BTT Downhill. Velocidade e técnica entre ruas estreitas, como num túnel - é comparável ao GP Mónaco. Simplesmente espectacular.

Notícias da SARIP
- Tenho uma proposta a fazer ao Jonas: visto que a Igreja Católica quer construir uma nova basílica em Fátima, e já que o Estádio de Leiria, com os seus 30.000 lugares, se vai tornar inútil após o fim do Euro, a solução é simples: pega-se no estádio tal como está, eleva-se no ar, carrega-se o estádio para Fátima (é perto) e faz-se aterrar o estádio no terreno previsto para a nova basílica, em frente à existente. Que tal? Depois punha-se um tecto, dava-se uma pintadela porque aquilo não são cores para uma basílica, e ficávamos com 2 problemas resolvidos: uma basílica nova de borla e o equilíbrio urbanístico de Leiria intacto...(e depois a Igreja ajudava a fazer uma réplica do antigo Estádio Magalhães pessoa, mais conforme às dimensões da cidade e do clube.) Só que, para isto, precisávamos de alguém que pudesse transportar o Estádio pelo ar...que acha o Jonas desta ideia?
- Uma pergunta para o Fábio: Is the future black for the green people?
- Lamento não ter estado por cá no dia em que o Gustavo de Pedreanes veio visitar Coimbra...penso que esta semana vou ter oportunidades para reflectir sobre Bebida e Felicidade.

E assim me despeço da blogosfera por mais uma semana. Queima é Queima e mesmo assim vou ter de guardar tempo para outras tarefas...pode ser que o Cortejo seja tão significativo como a Serenata. Amanhã veremos...

sexta-feira, maio 07, 2004

O enigma das crianças verdes
"Numa tarde de agosto de 1887, perto da aldeia de Banjos, na Espanha, camponeses trabalhavam num campo quando viram sair de uma caverna duas crianças, um menino e uma menina, cujas roupas eram feitas de um tecido que eles não conheciam e cuja pele tinha o mesmo tom verde das folhas das árvores. Esse seria um bom começo para uma aventura de ficção cientifica, mas o acontecimento realmente ocorreu. As crianças exprimiam-se numa linguagem inteiramente desconhecida. Especialistas vindos de Barcelona tentaram em vão identificar essa linguagem e analisar o tecido das suas roupas. Entre eles, um sacerdote, versado nas línguas estrangeiras, também não chegou a identificar a língua falada pelas crianças.

As duas crianças foram levadas ao juiz de paz local, Ricardo de Calno. Ele tentou tirar a cor verde da pele das crianças, mas não se tratava de nenhuma pintura, e sim da verdadeira pigmentação da sua pele. Observou-se que as crianças apresentavam, em seu rosto, alguns traços negróides, mas os olhos, de forma mais asiática, eram amendoados. Durante cinco dias foram-lhes oferecidos os mais diversos alimentos, que eles recusaram sem exceção. Finalmente trouxeram-lhes feijões recentemente colhidos que eles concordaram em comer. O menino, muito debilitado, morreu. Ao contrário, a menina sobreviveu. A cor verde de sua pele desapareceu gradativamente, cedendo lugar a um tom normal para um ser da raça branca. Ela aprendeu um pouco de espanhol e trabalhou como empregada doméstica na casa do juiz.
Quando a interrogaram, suas declarações não fizeram mais do que aumentar o mistério. Ela descreveu a região de onde vinha: um país sem sol, onde reinava um crepúsculo permanente. Esse país era separado, por um grande rio, de outro país luminoso, iluminado pelo Sol. Houve, bruscamente, um turbilhão acompanhado de terrível ruído, que arrebatara as duas crianças e as depositara na caverna. A menina viveu ainda cinco anos, e depois morreu."

in Mistérios da Ufulogia, "Os Intraterrenos"
JESUS SALVA TODOS

VAMOS CELEBRAR!!!

quinta-feira, maio 06, 2004

O FC PORTO e as suas vitórias!!!

Como não podia deixar de ser, e já que todos os blogs que li têm comentários relativos à grande vitória do FCP, convém também a este blog fazer um breve comentário relativo ao FCP na Liga dos Campeões.
É verdade que os pobres coitados estão na final da Liga dos Campeões, e ao contrário do que muitos dizem, eu não acho que o FCP tenha chegado à final por jogar muito bem futebol, é que esta equipa nem joga muito bem futebol. Joga razoávelmente bem futebol durante 90 minutos, ao contrário de muitas equipas que dão grandes espéctaculos durante apenas 20 minutos e o resto do tempo não fazem nada. O Porto tem em média 3 ou 4 ocasiões de golo e consegue sempre marcar uma ou duas, enquanto que existem equipas que têm 10 ocasiões de golo e nem sempre marcam. Óbvio que o nível de concretização faz parte de uma boa equipa de futebol, mas existem momentos de sorte que me levam a tecer outro tipo de consideração.
Eu muitas vezes rezo à noite para que a minha equipa (Vaticano FC) vença um campeonato, mas eles não ganham um único jogo na III Liga Italiana, mas quando olho para o Porto as bolas entram de todas as maneiras. Apesar de poder vir a ser padre um dia, eu considero que existem forças demoniacas que nem mesmo Deus pode contrariar e o que acontece com o Porto é um bom exemplo disso. Para mim, o FCP fez um pacto com o Diabo, em troca de grandes resultados desportivos (em todas as modalidades) o FCP oferece as almas dos seus adeptos. Mas este negócio não se passa de forma desorganizada, por forma a ter tudo controlado na terra, o diabo enviou um dos seus melhores demónios o Senhor Pinto da Costa, este por sua vez é ajudado pelo Emplastro que é uma espécie de "analista de almas", ou seja, analisa as almas que se encontram em condições de iram para o Inferno ou não. Talvez seja este o sistema que o Presidente sem imporâtância de outro clube qualquer fala?!... Não sei. O que sei é que o FCP tem um pacto com Satanás e isso é desleal, mas também quem quer saber do futebol para alguma coisa, nem é um desporto muito importante, que consiga determinar a política de um país nem nada. O que está na moda é o tirinho às Testemunhas de Jeová isso sim é um desporto com emoção...

Adão e Eva!?
Voçês sabiam que Adão e Eva eram cubanos!? Isso mesmo. Não tinham roupa, andavam descalços, não podiam comer maçãs e ainda diziam para eles que eles viviam num paraíso.

quarta-feira, maio 05, 2004

Frase do dia
"Biba o Puorto! Somos os Máiores!"

Agora é que ninguém os cala.
Festival de Jazz de Valado dos Frades

Realiza-se nos próximos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de Maio mais um Festival de Jazz em Valado dos Frades, Concelho da Nazaré. Pelo 6º ano consecutivo vários dos melhores executantes a nível nacional estarão presentes num festival que começa a ganhar reconhecimento (com excepção dos que se intitulam críticos profissionais) não só a nivel regional mas também nacional. Pode-se criticar a falta de interpretes estrangeiros, mas neste momento o jazz "tuga" não lhe fica nada atrás.
De referir que todo o evento se realiza num espaço amplo onde os músicos tocam ao lado do público, num ambiente muito familiar e acolhedor, em que mesas e cadeiras se encontram espalhadas pela sala, onde funciona um serviço de bar, cujos preços praticados não impede ninguém de beber uns copos.
Será com toda a certeza um enorme sucesso!

Para consultar a programação e outras informações ver aqui.

segunda-feira, maio 03, 2004

JESUS CRISTO, O Salvador!!!

Hoje vou vos explicar um pouco sobre a vida de Jesus Cristo, o homem que inspirou a vida de milhões de pessoas, incluindo a mim próprio. Graças a Deus irmãos.
No ano 0 nasceu Jesus, em Belém. Corriamm profecias de que ele era o Cristo, o Messias, o futuro rei dos Judeus. Em consequência, Herodes manda matar todas as criançinhas daquela cidade (mas as criançinhas porquê? elas são tão adoráveis, tão fofinhas, tão puras, sem pêlos nenhums, este maldito Herodes era mesmo mau, e ainda por cima era judeu, um verdadeiro pecador...) . Assim, a família de Jesus foge para o Vale do Nilo (Mais ou menos ao pé de Fátima, junto ao Castelo de Almorol). Alguns anos depois, morre Herodes e a família de Jesus regressa à Galileia (Vêm de jumentuzinho com Jesus em cima do burriquito...). Jesus, menino, uma verdadeira criançinha, discute então o Reino de Deus com os rabinos da Sinagoga (como podemos ver os meninos podem também discutir temas importantes, daí existirem actualmente e ao longo de toda a história politicos e padres meus irmãos a quererem reuniões privadas com estas sábias criançinhas). Quando está no auge na sua santidade, Jesus é traído por Judas Iscariote (que também era judeu), seu discípulo. Sendo entregue às autoridades religiosas judaicas e depois a Pôncio Pilatos (este apesar de ser tomano também era judeu). É condenado, flagelado e crucificado. Morre no monte Gólgota. Depois ressuscitou e salvou-nos a todos dos nossos pecados, incluindo as criançinhas...mas excluindo os judeus. Por isso, podemos dizer que Jesus Cristo é nosso salvador, se não fossem os judeus Jesus ainda etava junto a nós, junto a mim na minha missão de pregar a palavra do Senhor... apenas concluir deixem-me dizer que eu não quero dizer mal dos judeus, mas eles são verdadeiramente demoniacos, a culpa do atentado ao papa também é deles, mas devemos perdoar esses demónios que tentam estragar a nossa Santa Igreja Apostólica Católica Romana...






A desaceleração académica pré-Queima, prevista pelo Dr. Pureza, foi, no que me toca e ao Danish, combatida por ele mesmo através da sugestão do Islão. Assim, uma imensidão de temas tais como o alargamento da União Europeia, o 59º aniversário do suicídio de Hitler (na passada sexta-feira), a acção civilizadora e humanitária dos exércitos norte-americano e britânico, o Sporting-Benfica (e a gestão do meio-campo leonino), a vitória do Gibernau à chuva, em Jerez, ainda o desafio do Gustavo, terão de ser adiados para data incerta. Assim, limito-me a assinalar o 10º aniversário do falecimento em pista daqueles dois pilotos, que serão certamente reconhecidos por toda a gente, e a dar as boas-vindas ao Jonas da Purificação e ao Tiago, afinal a liberdade de expressão ainda é um valor.