quarta-feira, abril 21, 2004

Uma opinião sobre o 25 de Abril
"É certo que o momento em que se concede direitos políticos a um povo que nunca os teve é um momento de crise, frequentemente necessária, mas sempre perigosa. Uma criança pode matar por ignorar o valor da vida, pode roubar um objecto antes de saber que lhe podem retirar o que é seu. Na altura em que lhe concedem direitos políticos, o homem do povo encontra-se, nesse aspecto, na mesma situação da criança perante a Natureza (...) Nunca será de mais dizê-lo: nada há que produza maiores maravilhas do que a arte de ser livre; mas não nada mais difícil que a aprendizagem da liberdade. Já o mesmo não acontece com o despotismo. Este apresenta-se frequentemente como o reparador de todos os males sofridos, como apoio do justo direito e dos oprimidos e como fundador da ordem. Os povos adormecem no meio da prosperidade que ele promove momentaneamente e, quando acordam, encontram-se reduzidos à miséria. A liberdade, pelo contrário, nasce geralmente no meio das tempestades, desenvolve-se com muita dificuldade através das discórdias civis e só quando ela envelhece é que podemos conhecer os seus benefícios."

Alexis de Tocqueville, "Da Democracia na América", publicado pela primeira vez em 1835

Notícias do OMF!
Perdemos 8-4 com os Sem Nome, desta forma assegurando o último lugar do grupo.
Puta que pariu esta merda.

Sem comentários: