quinta-feira, abril 01, 2004

O Ditador da Semana

ENGELBERT DOLLFUSS


Também este ditador é austríaco, mas ao contrário do outro, permaneceu no seu país de origem.
Dollfuss nasceu em 1892, e Texing, na parte germânica do Império Austro-húngaro. Fez parte de juventudes religiosas católicas, estudou Direito em Viena e Economia em Berlim, e apesar de ser muito baixo, esteve algum tempo na frente alpina, contra os italianos. Desenvolveu uma carreira política no pós-guerra que o levou a ministro da agricultura e a Chanceler austríaco, em Maio de 1932. Procurou o desenvolvimento económico e a aliança com a Itália de Mussolini, para evitar a absorção do seu pequeno país pela Alemanha – um cenário que se previa possível. Em Maio de 1933 dá-se a dissolução do Parlamento e o início da governação ditatorial, com a proibição dos partidos de esquerda e a fundação de um partido próprio (ao contrário de Hitler, que primeiro fundou um partido e depois chegou ao poder.), contando com uma milícia armada, a Heimwehr (o equivalente das SS). Já em 1934 abriram-se alguns campos de detenção e foi reintroduzida a pena de morte. Em Maio de 1934 Dolfuss proclamou uma nova Constituição baseada no modelo fascista italiano.
A 25 de Julho de 1934, oito nazis austríacos protagonizam uma tentativa de golpe de estado palaciano com o objectivo de tornar a Áustria uma província alemã. Entram no edifício da Chancelaria e matam Dollfuss, mas a acção falha. A independência austríaca sobreviveria mais 4 anos.
A experiência de Dolfuss foi quase tão curta como a de Galtieri. A Áustria do pós-Grande Guerra, um pequeno fragmento do que havia sido anteriormente, estava ainda à procura de um papel externo, e este ditador trabalhou nesse sentido. No entanto, o destino da Áustria estava traçado a partir do momento em que a ideologia nacionalista do austríaco Hitler chega ao poder na Alemanha.

A equipa estrangeira
Tenho pela lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu uma simpatia análoga à que me desperta o Arsenal, de Londres. O futebol inglês é, como toda a gente sabe, feio e tosco. Nada mais eficaz que contratar meia selecção de França para resolver o problema.
[posted by ivan - 25 de Março de 2004]

Notícias da SARIP!
- Infelizmente não pude estar presente nas Conferências de ontem, pois estive um pouco doente e a aspirina só fez efeito muito tarde. Deve ter sido interessantíssimo, mas o Danish deve saber melhor que eu..
- A SARIP parece ter aderido em peso à greve nacional de hoje. Mesmo sem terem ido ao convívio de Economia que havia ontem no Clepsidra e que, gentilmente e sem uma ponta de vergonha, lembrava aos possíveis aderentes que se tratava de véspera de greve nacional e que havia, portanto, que aproveitar para sair. As pessoas têm direito à sua opinião, mas há limites de decência, pá! Com que cara é que nos podemos defender de quem diz que as greves são só para faltar às aulas??!
- O António enganou-se num ponto: nós (eu) ficámos de lhe ensinar a pôr comentários no blog, e não links. Pá, não recebeste o meu mail sobre isso?
Já agora, quando ficar pronta a nova casa do sr. Chissano, para ele passar a reforma, vê se sacas uma foto da casa e metes aí no blog. (Aliás, é uma coisa que falta no teu blog são fotos, especialmente dado o tema principal, não???)
- Agradeço ao Daniel a honra a mim atribuída de relatar os acontecimentos do próximo fim de semana. Esperamos explorar ao máximo o tempo de imaturidade que nos resta.

Sem comentários: