segunda-feira, abril 26, 2004

Notícias da Fórmula 1!
Pois é, não aconteceu nenhuma surpresa, mas há uma série de pontos de interesse.
Em si mesma, a luta pela liderança foi interessantíssima - durante meia volta. O Button dispara na liderança, com Schumacher logo atrás. Na 2ª recta, e mais uma vez, Schumacher tapa Montoya até aos limites...e, como o colombiano tenta ultrapassá-lo por fora na Tosa, obriga-o a ir para a relva.

A partir daqui a corrida estava decidida. Mesmo que o Montoya ficasse à frente do Schumacher as coisas se calhar ficavam na mesma, mas assim o que se seguiu (BAR e Ferrari abrirem 1s por volta, Button reabastece primeiro e é fácil papado, etc.) era muito previsível.
A garra e frieza que Schumacher demonstra, ao pressionar e liderar com aparente facilidade, continuam a ser impressionantes, mostrando que a motivação está intacta. No 10º anuversário da sua 5ª vitória (São Marino 94), é impressionante. Não fosse por ele, não diríamos que a Ferrari está a dominar o campeonato: Barrichello digladiou-se com os Renault e com o Ralf...e não lhes ganhou...
O Alonso passou de 7º, a meio da corrida, para 4º no final, pressionando nas boxes e ultrapassando o Ralf com um pequeno encosto não premeditado. Este, sim, um piloto muito mais impressionante que outros, cujas carreiras são muito mais irregulares.
O Kimi conseguiu o 1º ponto depois de largar em último...e o DC fez o que se espera dele...

Eu já desconfiava que Damon Hill não era boa peça. Mas não pensei que chegasse ao ponto de dizer o que disse.
É estranho, e gostava que me apresentassem outros casos, em que os pneus frios sejam causas de saídas de pista súbitas e inesperadas, tipo relâmpago.
Com pneus frios, o piloto vai mais devagar até eles aquecerem. Numa travagem, arrisca-se a sair de pista se travar tarde. Mas, numa "recta torta", que se faz(ia) de pé a fundo, é estranho que venha com essa desculpa. O safety car havia saído da pista 2 voltas antes, portanto Senna já tinha passado na Tamburello. Porque não se despistou logo? E, quando saíu, porque razão o carro sempre, que segue uma trajectória normal (como se vê nas filmagens a bordo e a partir do Benetton-Ford de Michael Schumacher, que seguia 0,5s atrás) até ao momento em que...os pneus frios levam o carro para fora da pista(??!!?)
Sim, Senna sabia bem o que eram pneus frios. Um mês antes, em interlagos, em qualificação e em corrida, a diferença entre Senna e Hill, colegas na Williams, era sistematicamente, volta após volta, de 1,5 a 2s. Senna sabia provavelmente TUDO o que Hill, piloto medianamente mau, só podia imaginar...ser mau piloto não o qualifica para dizer disparates.

Sem comentários: