Ah, finalmente de volta ao conforto e bem-estar do CIFEUC para retomar a ilustre expressão de pensamentos académicos na blogosfera. A época de exames está a chegar ao fim, só falta um,e ainda faltam uns dias, por isso não há stress…e o trabalho de Sociologia das RI está acabado, YE-E-E-E-AH!
Em primeiro lugar, gostaria de saudar a chegada do Berto ao blog, e de lamentar a confusão identitária entre berto e interessantissimo que a gente entretanto já não sabe quem é quem...(não interessa, não é? "Pois...não sei!...")
A imprensa regional é um suporte fundamental da democracia. Votada ao esquecimento devido às suas pequenas dimensões e alcance limitado, a imprensa regional não deixa de contribuir para o debate cívico e de apresentar novas formas de ver a sociedade portuguesa. Encontrei um artigo notável n’O Alcoa (quinzenário alcobacense) que gostaria de partiulhar com os leitores. Pode parecer um pouco longo mas verão que vale a pena, pelos horizontes que abre à democracia portugesa.
«UMA OPINIÃO
PORQUE NÃO O DR. ALBERTO JOÃO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA?
Há poucas semanas estivemos, mais uma vez, na ilha da Madeira. O pretexto foi a passagem de ano, onde o fogo de artifício e as iluminações no Funchal fazem ver a qualquer capital europeia, seja Paris, Londres ou Madrid. Em Lisboa, é a pobreza franciscana do costume.
Mas…há mais! Em toda a ilha não se vê lixo algum, nem restos de obras pelos passeios públicos; não há um único papel colado nas paredes, muros ou árvores (que são muito respeitadas); não se vêem spray’s ou “picassadas” em parte alguma; não se vêem mendigos naturais ou profissionais; não consta que haja criminalidade: os turistas andam à vontade pelas ruas em qualquer hora do dia ou da noite; imigração clandestina (negra, cigana, marroquina ou da antiga URSS), que tantas confusões dá, também não há.
Então, a Madeira é o Paraíso?…Não é, mas quase!
Numa altura em que se lançam nomes para as próximas eleições presidenciais, como o Dr. Cavaco Silva (já com boas provas dadas) ou do Dr. Santana Lopes, porque é que o PSD não vai indicar o nome do Dr. Alberto João Jardim para a Presidência da República? Caso ganhasse, o Dr. Alberto (como carinhosamente é referenciado na Madeira) não teria um poder executivo, mas exerceria uma benéfica influência.
…E contra factos…»
O artigo é, a todos os títulos, notável.
Em primeiro lugar, o fogo de artifício. O fogo de artifício é um sinal de desenvolvimento. Todas as capitais dos países desenvolvidos o têm, como vimos. O fogo de artifício, além de dar emprego a tanta gente, contribui para a elevação cultural e mental dos portugueses. Só através de um reles provincianismo se pode explicar que (quem sabe com a desculpa da crise e do défice) Lisboa não tenha tido fogo de artifício à altura. Ó Dr. Santana Lopes! O Dr. não vê que o fogo de artifício é imprescindível para uma correcta avaliação das suas capacidades políticas? Veja a competição que houve entre Rio e Meneses (Porto e Gaia) através do fogo, para saber quem é o melhor! Um candidato a Presidente da República tem que estar preparado para lançar fogo de artifício. O sr. deixou-se ultrapassar pelo Dr. Alberto...daí que "O Alcoa" o prefira a ele para a Presidência.
Em segundo lugar, a estética. A Madeira é um sítio maravilhoso. Não há graffitis, e o Dr. Alberto não precisou do Paulo portas para acabar com eles! Não há criminalidade, ou seja, o pleno emprego está (?) assegurado, e os criminosos estão nas cadeias e nunca saem de lá. Imigração clandestina, essa peste negra da era da globalização, não chegou à Madeira. O SEF madeirense tem, com certeza, regras especiais emitidas pelo Dr. Alberto para não deixar entrar uma mosca! Assim há empregos para todos!
Há, portanto, no Oceano Atlântico, duas ilhas-Paraíso, governadas por duas cabeças iluminadas: Cuba e Madeira, com Castro e Jardim. Em Cuba, diz quem lá foi, não há criminalidade, pode-se andar na rua até de madrugada; não há imigrantes (há emigrantes com fartura, enjoam a estada no Paraíso); não há mendigos... é como a Madeira, são dois Paraísos!
O Dr. Alberto exerceria uma benéfica influência na presidência. A nossa política é aborrecida, pouco espalhafatosa, desinteressante. Precisamos de um lufada de ar fresco. Precisamos de CARNAVAL!
É pena o PSD não indicar o nome do Dr. Alberto para as presidenciais, e isso não vai acontecer por uma razão muito simples - o PSD é um partido do sistema e não vai apontar para seu candidato uma personalidade que quer derrubar a Constituição e fundar a IV República. De qualquer forma, não acredito que o Dr. Alberto, coerente como é, fosse aceitar semelhante coisa.
Em todo o caso, a imprensa regional possui espírito crítico e está atenta a Portugal no seu todo.
A imprensa regional consegue também destruir alguns mitos. Desta vez, o mito de que o futebol moderno está povoado de jogadores faltosos, intrujões, simuladores de faltas e de lesões, actores, etc, e que no antigamente os jogadores eram honrados e leais. Veja-se, na mesma edição d'O Alcoa, o artigo "O melro...e os «bons malandros» do futebol dos anos 60!" Para não secar (mais ainda) os leitores, vou transcrever alguns excertos:
"...recordou, no meio de risadas, uma canelada que deu s um defesa do Académico de Viseu (...) e quando este o perseguiu para lhe dar o "troco", convenceu o árbitro de que o "anjinho" da fita era ele e quem foi expulso foi o outro (...) Mas eram o Rato I e o Gavião que formavam a dupla mais matreira da "companhia." Quando eles começavam a falar "entre dentes" a coisa ficava feia para o "escolhido" do lado contrário: - "manda-o para o meu lado...que eu já o trato!" Se passava a bola...não passava o homem!"
Podem queixar-se que o futebol está povoado de "mergulha-p-piscina." Mas não venham com a ladaínha melosa do "antigamente", que se calhar ainda era pior que hoje.
O anúncio da campanha do euro-2004 ficou excelente. Reparem com atenção: no início, o país é retratado como é: morto, deserto, apático, sem vida. Um taxista sem nada que fazer, o talhante a cortar carne na obscuridade, uma praça deserta. A bola aparece, e o povo rejubila e torna-se vivo, o melhor do mundo!!!...sem querer, o anúncio reflecte a verdadeira realidade portuguesa. O pessoal só se mexe se houver bola, sem ela...nada...
Que clássico tão desengraçado o Benfica-Porto de ontem. Sem uma única expulsão. Sem casos, sem cadeiras no relvado, sem "navalhadas verbais" entre dirigentes e treinadores, sem rasganços. Parecia...não sei...uma coisa de outro mundo...mais incrível, as equipas não jogaram muito à defesa! Até houve 2 golos!!
Que coisa estranha...felizmente o Porto perdeu 2 pontos...
Notícias da Fórmula 1!
- Giorgio Pantano ficou com o último lugar disponível no plantel de 2004, na Jordan. (Firman está apeado). Faltam menos de 3 semanas!
Notícias do Internacional!
- O centro-esquerda mundial é só pilas inconscientes. Depois de Clinton e Pedroso, agora é John Kerry. Quando é que o Blair vai ser descoberto? O Kennedy tinha amantes, mas será que também frequentou a Casa Pia? E o Shimon Peres?
Notícias da SARIP!
- Os trabalhos de Soc RI 1 estão entregues, com excepção do Danish que só entrega à tarde.
- O Tiago está lentamente a retornar ao estatuto de desaparecido! Depois do que aconteceu, esperamos que esteja tudo bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário