Há violência gratuita e há violência provocada.
As pessoas têm direito à indignação.
Foi o que eu aprendi durante esta época de exames. Da próxima vez que estiver numa sala de aula e me indignar com um professor, a atitude correcta a tomar é levantar-me da cadeira, pegar nela e atirá-la à cara dele.
Não sei se ria se chore. Dá-me uma imensa vontade de rir ver não-sei-quantos jogadores, técnicos e dirigentes a correr no campo para se separarem uns dos outros. Mijo-me a ver o Paulo Baptista e o outro a fugirem das cadeiras enquanto entram no túnel, ah!ah!ah!, pareciam foguetes! Não me controlo, ah!ah!ah!ah, a ver aquele gnr a levar uma cadeira em cheio na fuça, ah!ah!ah!, a levar a mão à cara, a perder a paciência e a correr atrás de uns gajos. Ah!Ah!Ah! um país de palhaços ah!ah!ah! e depois vem aquele filho da puta dizer que as pessoas têm direito à indignação! ah!ah!ah!
Mas dá-me vontade de chorar. Costumamos brincar, dizer "isto é um país de atrasados!", como se fazia no tempo do Eça de Queirós:
"O que fazíamos? Dizíamos que isto era uma choldra, que o país estava perdido! E fazíamos alguma coisa por ele? Não! Contínuamos a dizer mal - e pedíamos conhaque!" (conto "A Catástrofe")
Tem muita piada, ver o árbitro a ser permanentemente insultado e pressionado, simulações de faltas, demonstrações de barbárie e estupidez no campo, nas bancadas e na sala de imprensa.
Mas, no campo onde morreu tragicamente um colega apenas uma semana antes, uns jogadores que deveriam estar na missa do 7º dia e que fizeram um minuto de silêncio antes do jogo, um público que viu o Fehér a cair... aquele novo "emplastro" disse tudo: "reagimos bem a morte de um jogador, reagimos menos bem quando nos vêm roubar..." É isso: se morrer um jogador, tudo bem, se um guarda-redes for expulso por derrubar um adversário (1 amarelo) e insultar o árbitro (2 amarelos), não é admissível!
Como jovem e desconfiado do poder, nunca simpatizei com a polícia de choque. Mas começo a estar preocupado com a lentidão de reacção deste pessoal. Se fosse com manifestantes sem emprego se calhar carregavam logo, mas como é com um bando de brutos e podem sair com umas nódoas negras... não há ninguém que diga a estes filhos da puta que vão aos estádios que tenham, pelo menos, um pouco de respeito pela memória de que morre, a começar por aquele cabraõzão que vem à televisão dizer que a violência provocada é justificada e que as pessoas têm direito à indignação? Alguém que se chegue ao Super-Mercedes CLK que esse senhor deve ter e não deixe um bocadinho de chapa por riscar e amolgar? Vão p caralho que vos foda, pá! Por muito mal que a vida vos corra e por muito grande que seja a inflação, isso não é desculpa para toda a merda que acontece na Futebolândia!
Notícias do Internacional!
- Bush e Blair foram nomeados para o Prémio Nobel da Paz. O Emplastro, ou Bicho, foi nomeado para o Prémio Nobel da Física. Deco e Mourinho para o Nobel da Literatura. O Sandinga para o Nobel da Medicina. E eu, Ismael Paulino, para o Prémio Nobel da Economia!
Faz-me lembrar aquele concurso em que uma das hipóteses de resposta à pergunta "Quem ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1994?" era Paulinho Santos.
- Inquéritos nos US e UK à actuação dos serviços secretos. (Por ele, o Blair já tinha lançado um inquérito há muito tempo, mas dava mau aspecto fazer isso antes do Bush.) Desconfiamos que a nova directora do SIS, Margarida Blasco, foi nomeada para o governo evitar um inquérito semelhante. Afinal, os nossos homens e mulheres no terreno também enganaram o primeiro-ministro.
Não, eles não estão no Iraque, mas sim na Casa Branca. Tinham obrigação de saber se as tais provas da CIA eram de confiar ou não.
- A Segurança Social de Leiria não sabe se há de organizar uma viagem ao Egipto ou à Grécia. O Egipto inspira receios quanto à segurança. Se fosse eu, propunha uma viagem à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia para vermos um povo calmo e hospitaleiro, os tanques, os miúdos com pedras, os helicópteros que descobrem uma agulha num palheiro...não é muito mais emociinante que ver pedras que nem se mexem, nas Pirâmides ou no Parténon?
- O Arsenal comprou um puto de 20 anos ao Sevilha mais caro que o Beckham. "uma estrela do carago, muito bom!" Daqui a uns meses està a procura de clube para ser emprestado...
- Atentados no Iraque. (Que merda de notícia, era suposto ser surpresa...)
Notícias da Fórmula 1!
- Nick Heidfeld confirmado na Jordan. (É como os atentados no Iraque, sem surpresa).
- BAR e Renault apresentam carros... nada de especial...
- Massa sofre acidente em testes com a Sauber e está hospitalizado.
- Depois de Frentzen e Villeneuve, é outro histórico dos anos 90, Jos Verstappen, a ficar apeado para a temporada de 2004. (Reinold, os meus sentimentos.) Talvez isso não signifique o fim da carreira; "Jos the Boss" é um mito da sobrevivência, pois desde que chegou à F1, em 1994, já perdi a conta às vezes em que ficou sem assento para voltar na temporada seguinte ou na outra. O holandês merece mesmo um mini-documentário aqui no blog, daqui a uns tempos.
Notícias da SARIP!
Aproxima-se o exame de Dimensões Internacionais da Actividade Empresarial. Com o que aprendemos nas aulas responderemos o seguinte:
1. Exponha as motivações da empresa ao adoptar a via da internacionalização.
R: A motivação é o Sonho, O SONHO!
2. Diga quais as fases da...
R: SEJA LÁ O QUE FOR, É O SONHO QUE O MOVE, SEM O SONHO NÃO HÁ NADA!
Berto Messias foi visto num dos Diários de Coimbra, ao lado de Miguel Duarte numa campanha de dinamização contra as propinas. Não, na faculdade não, ninguém o viu na faculdade. Lá para 2020...
Daniel Sousa já está a preparar o Carnaval, com o GAP - Grupo Armado de Picassinos. Um abraço para o nosso colega de farra, Charlot.
Reinold Vrielink, depois de observar a prestação do jogador odemwingie no jogo Nigéria-África do Sul, vai investigá-lo no CM para ver se é uma boa contratação para o Ajax. Lamentamos a derrota do Twente no estádio do Feyenoord. Por falar em África do Sul...
Desconhecemos a prestação do ex-caloiro Tiago nos exames. Aguardam-se novidades.
Danish Latif terá pensado para si mesmo que, quando realizar a sua Hadj, não participará na cerimónia de apedrejamento de Satanás. É bom que não participes, senão o pessoal vai ficar apreensivo.
Fernando Moreira está absolutamente silencioso. Não escreve aqui, não responde às msg, não há mails... o que se passa, pá?
Desconhecemos igualmente como correu o teste de Marketing de David Ferreira.
Da minha parte, a notícia é que o disco do computador estragou-se e em Leiria as pessoas não estão interessadas em fazer dinheiro. Ou quando estão, exageram e fazem com que a gente as mande para o caralho. A outra notícia é que eu e a Ana fizemos 4 anos de namoro no passado dia 2. "Tchi, mas isso é uma vida!" Pensando bem, até é. Tenho 20 anos; se namoro há 4, 20/4=5, este namoro ocupa 20% do meu tempo de vida desde que nasci, 4 anos em 20. 20% não é grande coisa comparado com um casal que esteja junto, por exemplo, há 50 anos e tenham 70, o que dá mais ou menos 70%. Mas os casais hoje em dia não duram esse tempo, não é? Bem, pensem no Fernando, que pelas minhas contas deve namorar há 5 anos e meio... Fofinha, um beijinho para ti.